Instrumentista, compositor, arranjador e produtor, Rodrigo Pinheiro possui vasta experiência em diversos ramos do meio musical.
Músico especializado na produção musical e de áudio, concluiu em 2006 sua formação no curso de Fundamentos de Áudio e Acústica no Instituto de Áudio e Vídeo - IAV, participou ativamente do Simpósio Brasileiro de Computação Musical - SBCM 2007, e realizou Masterclass de Mixagem na OMID Audio Academy em 2008, finalizando sua graduação como Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo - USP, em 2010.
Participou como músico, produtor, técnico e arranjador de mais 15 álbuns lançados, destacando-se o trabalho desenvolvido com o Grupo Amanajé, do qual é membro fundador, com 3 álbuns e inclusão em algumas coletâneas. O primeiro, de 2004, contou com participação de Michel Leme, Sandro Haick e Arismar do Espírito Santo, em 2010 o segundo, Suíte Urbana, foi premiado com financiamento pelo programa Petrobrás Cultural (2009) e em 2012 lança o terceiro, Puerto Quijarro, tendo os dois últimos álbuns produção assinada por Arismar do Espírito Santo. Apresentou-se com o Amanajé no Festival “Brasil Instrumental” edições 2005, 2008 e 2010, Sixième Festival Internacional de Musique Universitaire de Marrakech a convite da Université Cadi Ayyad, em Marrakech, Marrocos (2009), SESCs por todo o país, além de diversas casas de show e teatros durante os quase 10 anos em que o grupo esteve ativo.
Como compositor e instrumentista conquistou o Prêmio Botucanto Instrumental (2005), com a “Suíte do Morro” em parceria com Thiago Righi, prêmio de melhor composição Instrumental no festival Americanta (2005) e finalista dos festivais Nascente-USP (2007), Fampop (2005) e Cascavel Jazz Festival (2004).
Como side man, apresentou-se no “Cosmo Jazz Festival" em 2012 com o projeto “Righi e Pontet” e 2014 com Trio Brejeiro, o festival acontece anualmente em Chamonix, França. Ainda como side man, participou de diversos projetos, entre estes, da gravação de álbum com composições de Chico Buarque, e o álbum DEEP, da banda Eyes of Shiva, que foi lançado em 3 continentes. Também dividiu o palco com nomes como Jimmy Burns e Toninho Ferragutti. Em 2018 gravou 7 composições para um álbum, ainda não lançado, com o “Projeto Teste 2”.
Atuou, nos anos de 2009 a 2012, como técnico de áudio e produtor fonográfico, à frente do selo Unwritten Music, produzindo álbuns de Fábio Leal, Mente Clara, Cincado, João Paulo Gonçalves entre outros.
Em 2012, foi premiado pelo Programa de Incentivo à Produção Artística e Cultural - PIPA, no município de Botucatu, com o projeto “Angelino - da Raíz à Vanguarda”, que fez uma releitura da obra de Angelino de Oliveira, e no qual atuou como produtor executivo, instrumentista e arranjador.
Atualmente participa de projetos dos artistas Cláudio Lacerda e Osni Ribeiro, com os quais gravou, em 2021, shows para o ProAC LAB 39/2020 e desenvolve projetos com composições autorais e como arranjador, em especial com os bateristas Thibaud Pontet e Moisés Shalon. Desenvolve trabalho de música contemporânea, como compositor e contrabaixista, junto ao trio Miradouro, ao lado de Everton Barba e Thiago Rigui, com dois Singles lançados.
Fundador do grupo Modo Rural, produz com este trabalhos como violeiro, compositor e arranjador, sendo premiado com o prêmio do PIPA, realizado pela Secretaria de Cultura de Botucatu, com uma gravação de EP inédito, lançado em setembro de 2023.
Copyright © 2024 RODRIGOPINHEIRO.MUSIC – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.